Artigos

fevereiro 22, 2019 0 Por LS
Please follow and like us:
RSS
Follow by Email
Facebook
Google+
http://politicasdocus.com/2019/02/22/artigos/
Twitter

 

ARAÚJO, João. O Boneco de Madeira e a Bicha Falante – Representação da homossexualidade masculina na telenovela brasileira Senhora do Destino. Texto apresentado no I Encontro Baiano de Estudos da Cultura (Ebecult), 11 e 12 de dezembro de 2008.

ARAÚJO, João. Até que nem tanto esotérico assim – Análise da homossexualidade em Suave Veneno.

ARRUDA, Murilo Souza. Que Moderno! Heterossexuais e homossexuais entre espaços sagrados e profanos na Bahia. Texto apresentado  no Fazendo Gênero 9, realizado em Florianópolis, de 23 a 26 de agosto de 2010.

BRAGA, Cíntia Guedes. Vale Tudo? A Representação do primeiro casal lésbico da telenovela brasileira. Texto apresentado no XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste: Universidade Federal de Campina Grande, PB, 2010.

CERQUEIRA, Caio. “Pelo amor de Rogéria!”: observações sobre a representação homossexual na novela Beleza pura. Texto publicado nos Anais do Encontro da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura. Natal – RN. 2010.

CERQUEIRA, Caio. Entre “Caras & Bocas” e muita fechação: abjeção em noites flex. Trabalho apresentado no II Seminário Enlaçando Sexualidades – Salvador – Bahia, setembro 2011.

COLLING, Leandro. “A naturalidade é uma pose tão difícil de se manter” – apontamentos para pensar Homofobia e Direitos no Brasil hoje. Texto apresentado na mesa redonda Homofobia e Direitos no Brasil hoje, realizada no V Congresso da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura, no dia 26 de novembro de 2010, em Natal.

COLLING, Leandro.  A heteronormatividade e a abjeção – os corpos de personagens não-heterossexuais nas telenovelas da rede globo (1998 a 2008). Texto apresentado no VI ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 25 a 27 de maio de 2010, Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.

COLLING, Leandro.  A heteronormatividade nas representações  de personagens não-heterossexuais  nas telenovelas da Rede Globo (1998 A 2008). Texto apresentado no II Ebecult (Encontro Baiano de Estudos da Cultura), 2009, Feira de Santana.

COLLING, Leandro. A igualdade não faz o meu gênero – em defesa das políticas das diferenças para o respeito à diversidade sexual e de gênero no Brasil. Texto apresentado no II Curso de Introdução à Política e Teoria Queer, realizado de 23 a 27 de janeiro 2012, na Universidade Federal da Bahia, Salvador.

COLLING, Leandro. O ativismo e o olhar queer de uma pantera rosa lusitana – Entrevista com Sérgio Vitorino. Periódicus, v. 1, p. 5-20, 2014.

COLLING, Leandro. O que a política Trans do Equador tem a nos ensinar? Texto apresentado  no Fazendo Gênero 9, realizado em Florianópolis, de 23 a 26 de agosto de 2010.

COLLING, Leandro.  Aquenda  a metodologia! uma proposta a partir da análise de avental todo sujo de ovo. Texto publicado na Revista Bagoas, volume 2, número 2, janeiro/junho de 2008, p. 153 a 170. 

COLLING, Leandro.  Personagens homossexuais nas telenovelas da rede globo: criminosos, afetados e heterossexualizados. Texto publicado na Revista Gênero, volume 8, número 1, segundo semestre de 2007 p. 207 a 222.

COLLING, Leandro, BARBOSA, Caio.  A representação da homossexualidade na telenovela Duas Caras.  Texto apresentado no IV Congresso da Abeh, realizado de 9 a 12 setembro de 2008, na Universidade de São Paulo, em São Paulo.

COLLING,Leandro, PIRAJÁ, Tess. Queridas, mas nem tanto: a representação da travestilidade em Queridos Amigos. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 507-528, maio/agosto 2011. 

COLLING, Leandro, SANCHES , Júlio César.  Quebrando o complexo Gabriela! Uma análise da transexualidade na novela As filhas da mãe. Trabalho apresentado do I Ebecult, realizado dias 11 e 12 de dezembro de 2008, na Faculdade de Comunicação da UFBA, em Salvador.

HEIMER, Rosa. A dor e a delícia de ser como se quer: a representação social no documentário Bombadeira. Seminário Estudantil de Pesquisa da Universidade Federal da Bahia, XXIX, 2010, Salvador. Resumos.Salvador: EDUFBA, 2010.

HEIMER, Rosa. Representações e Discursos da Homossexualidade em Tititi. Texto publicado nos Anais do Encontro da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura. Natal – RN. 2010.

LIMA, Marcelo. Mr. Nice Gay – Análise do personagem Adamastor na novela Pedra sobre pedra. Texto apresentado no V ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 27 a 29 de maio de 2009, Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.

LIMA, Marcelo; LOPES, Maycon Silva. “Meu nome verdadeiro é Wanda”: discutindo gênero e sexualidade em Sandman – Um Jogo de Você. Trabalho apresentado no GT Literatura, comunicação e mídia do I Seminário Enlaçando Sexualidades,Salvador, 2009.

LOPES, Maycon Silva. Notas para uma fenomenologia queer. 

LOPES, Maycon Silva. Sapatilhasacanhadas: a homossexualidade na telenovela Mulheres Apaixonadas.Texto apresentado  no I Ebecult.

LOPES, Maycon Silva. Sexualidade em telenovelas da Rede Globo: O caso Anjo Mau. Texto apresentado no VI ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 25 a 27 de maio de 2010, Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.

LOPES, Maycon Silva. Breves apontamentos sobre a aids de cada um. Primeiros Estudos, São Paulo, n. 1, p. 27-43, 2011.

MAIA, Helder Thiago Cordeiro. ACORDA ALICE, ALUGA UM FILME PORNÔ – Uma leitura dos banheiros masculinos da UFBA. Texto apresentado no VI ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 25 a 27 de maio de 2010, Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.

MAIA, Helder Thiago Cordeiro. Bob Bacall: a boneca-pretinha prisioneira da boate Sassaricando. Revista Litteris Multidisciplinar. Julho de 1010, Nº5.

MAIA, Helder Thiago Cordeiro. Ninete: a trava-madrinha de Tieta do Agreste. A representação da travesti Ninete na telenovela Tieta. EBECULT, 2009.

NASCIMENTO, Danilo. “Nós somos vanguarda meu amor”: representação de um personagem não-heterossexual na telenovela Viver a vida. 

NOGUEIRA, G. Ânus rebeldes – Gênero normativos. Apresentado no VII ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Realizado em 03 a 05 de agosto de 1011, Salvador

NOGUEIRA, G. O sexo casual entre homens e a possibilidade de subversão das normas sociais. Apresentado no VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH, Realizado em 01 a 03 de agosto de 2012, Salvador

OLIVEIRA, Ronali Iris Santana. Mendonça em dois momentos; a personagem da telenovela Bebê a Bordo. Texto submetido ao VII ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 03 a 05 de agosto de 2011, Salvador-Bahia-Brasil.

SANCHES , Júlio César.Gay, bi ou hetero (normativo)? A homossexualidade masculina na novela A Favorita. Texto apresentado no V ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 27 a 29 de maio de 2009, Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.

SANT’ANA , Tiago, MESQUITA,Gislene. O triunfo da sensibilidade: A representação da homossexualidade feminina em A Favorita. Texto apresentado no V ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 27 a 29 de maio de 2009, Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.

SANT’ANA , Tiago . Pet sounds – As bichinhas na praia dos beach boys: a homossexualidade na telenovela três irmãs. Texto apresentado no VI ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 25 a 27 de maio de 2010, Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.

SANTOS, Matheus. Queer Buba: intersexualidade em cena na telenovela Renascer. Trabalho apresentado no XII INTERCOM – Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste em Campina Grande/PB.

SANTOS, Matheus . Salvos pelo camp – uma análise da representação dos não-heterossexuais natelenovela Paraíso Tropical. Trabalho apresentado no V ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.

SANTOS, Matheus; BARROS, Samuel; PASSOS, Jéssica; SILVA, Marta Cunha; GOMES, Itania M. M. A sexualidade em Amor & Sexo: representação, discurso e regime de verdade. texto publicado na Iniciacom – Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação Social, v. 2, 2010.

SANTOS, Matheus. XXY: A representação da intersexualidade no filme de Lucía Puenzo. Monografia apresentada à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia em dezembro de 2010.

SILVA, Patrícia Conceição. A heteronormatividade ensinada “tin tim por tin tim”: uma análise das revistas Atrevida e Capricho.  Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade. Salvador, Bahia 2010.

SILVA, Patrícia Conceição, PIRAJÁ, TessChamusca. Nova: Uma revista velha. Caderno Espaço Feminino, v. 24, n. 2, p. 497-515, Jul/Dez 2011.

PIRAJÁ, Tess Chamusca. Misticismo caricato e sexualidade insinuada na telenovela Da Cor do Pecado. 

PIRAJÁ, Tess Chamusca. A ausência da categoria que incomoda: uma vivência trans representada na novela Explode Coração. 

PIRAJÁ, Tess Chamusca. Das calçadas à tela da TV: representações de travestis em séries da Rede Globo. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade. Salvador, Bahia 2011.

THÜRLER, Djalma. Amanda e Monick e a nova ordem sexual.Revista Contemporartes, 2010.

THÜRLER, Djalma. Amor meus, pondus meum; illo feror, quocumque feror.  Revista Contemporartes, 2010.

VIVAS, T. B. A Representação de Personagens Não-Heterossexuais nas Telenovelas da Década de 80 – Apresentação da pesquisa e de seus primeiros resultados.  Seminário Estudantil de Pesquisa da Universidade Federal da Bahia, XXIX, 2010, Salvador. Resumos. Salvador: EDUFBA, 2010.

Please follow and like us:
RSS
Follow by Email
Facebook
Google+
http://politicasdocus.com/2019/02/22/artigos/
Twitter