Periódicus lança chamada de textos para dossiê sobre migrações e exílios motivados pelas dissidências sexuais e de gênero

Periódicus lança chamada de textos para dossiê sobre migrações e exílios motivados pelas dissidências sexuais e de gênero

março 2, 2019 0 Por Leandro Stoffels
Please follow and like us:
RSS
Follow by Email
Facebook
Google+
http://politicasdocus.com/2019/03/02/periodicus-lanca-chamada-de-textos-para-dossie-sobre-migracoes-e-exilios-motivados-pelas-dissidencias-sexuais-e-de-genero/
Twitter

Migrações territoriais, sexuais e de gênero: dissidências interseccionais. Esse é o tema do dossiê do número 12 da revista Periódicus, a ser lançado em dezembro de 2019 (veja abaixo a proposta na íntegra). As pessoas interessadas em escrever para esse dossiê devem enviar suas propostas até dia 2 de setembro de 2019. As submissões devem ser realizadas exclusivamente através do site da revista: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/issue/archive

Esse dossiê será organizado pelos pesquisadores Cleber Braga (UNIFAP/Brasil), Rafael Siqueira de Guimarães (UFSB/Brasil) e pela pesquisadora Sayak Valencia (El Colef/México).

Já o número 11 da Periódicus, com dossiê sobre Corpos aliadxs e lutas políticas em tempos de regimes de exceção, será lançado até junho deste ano. Esse dossiê está sendo organizado pelos professores e pesquisadores Durval Muniz de Albuquerque Júnior (UFRN), Elias Ferreira Veras (UFAL) e Kleber José Fonseca Simões (UNEB).

A revista Periódicus é uma publicação semestral do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS), vinculado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos e ao Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia. Na primeira vez em que a Capes avaliou a revista, a publicação recebeu os conceitos B2 nas áreas Interdisciplinar, Educação e Ensino e B3 em Sociologia, Psicologia e Artes. A revista é editada pelos pesquisadores Leandro Colling, Helder Thiago Maia e Matheus Araújo dos Santos, integrantes do NuCuS.

Confira a íntegra da proposta do dossiê da edição de número 12:

Ainda que a migração tenha se convertido em um dos temas mais presentes nos noticiários (inter)nacionais – além de configurar-se em importante objeto para as ciências humanas, sociais e também para as artes -, é possível reconhecer uma generalização presente na maioria dos estudos migratórios que, segundo Marcelo Teixeira (2015), estão baseados em pressupostos heterossexistas.

Esses, frequentemente, reduzem a figura do migrante ao do trabalhador que se desloca por razões econômicas, ignorando outros importantes elementos que compõem o desejo pela movência.

Assim, ainda são recentes os estudos sobre o sexílio – deslocamento geográfico motivado pela dissidência sexual e de gênero, considerando a discriminação, a violência e até mesmo a criminalização por vezes impostas às pessoas dissidentes, como defende Lawrence La Foutain-Stokes (2004); ou mesmo o deslocamento subjetivo, a sensação de não pertencimento a determinado grupo dadas essas mesmas dissidências, conforme nos fala Yolanda Martínez-San Miguel (2011).

Propomos, com este dossiê, congregar trabalhos que discutam esses temas desde lugares teórico-metodológicos múltiplos, tendo como enfoque as dissidências sexuais e de gênero e os fluxos migratórios, exílios, refúgios, armários e (in)visibilidades. Esperamos receber contribuições de acadêmicxs pesquisadorxs, profissionais que convivam com essas experiências, artistas e pessoas que desejam narrar e refletir sobre suas experiências de sexílio, em formas múltiplas de escrita e produção visual.

Referências bibliográficas:

LA FOUNTAIN-STOKES, Lawrence. “De sexilio(s) y diáspora(s) homosexual(es) latina(s): El caso de la cultura puertorriqueña y nuyorican queer”. Debate feminista, Distrito Federal – México, Ano 15, Vol. 29, p. 138-157, 2004.
MARTÍNEZ-SAN MIGUEL, Yolanda. Sexilios: hacia una nueva poética de la erótica caribeña. América Latina Hoy, vol. 58, Salamanca: Universidad de Salamanca, 2011, p.
15-30.
TEIXEIRA, Marcelo Augusto de Almeida. ‘Metronormatividades’ nativas: migrações homossexuais e espaços urbanos no Brasil. Áskesis, São Carlos, SP, v. 4, n. 1, 2015, p.23-38.

Please follow and like us:
RSS
Follow by Email
Facebook
Google+
http://politicasdocus.com/2019/03/02/periodicus-lanca-chamada-de-textos-para-dossie-sobre-migracoes-e-exilios-motivados-pelas-dissidencias-sexuais-e-de-genero/
Twitter