Livros em pdf

  
Este livro, integrante da Coleção Cult, reúne a transcrição de mesas redondas e os artigos apresentados por autores no Stonewall 40 + o que no Brasil?, evento promovido pelo Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS) em setembro de 2010. O encontro teve como objetivo discutir e avaliar o movimento LGBT no Brasil, promovendo um diálogo entre os estudos acadêmicos sobre o tema e a comunidade, abordando as políticas públicas e identitárias desenvolvidas após a rebelião de Stonewall.
Os textos reunidos nesse livro representam parte da produção acadêmica realizada pelo grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS), criado em 2007 no interior do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), órgão complementar da Universidade Federal da Bahia. Todas as análises e reflexões contidas nos textos, que em sua maioria tratam sobre produtos e fenômenos da cultura, sofrem forte influência dos estudos queer.
Resultado de 35 entrevistas feitas com ativistas queer em países europeus e sul-americanos de histórias e culturas semelhantes, o título investiga grupos e organizações pró-LGBT e suas ações. Dividido em três partes (Flertes, Transas e O Cigarro), o autor narra a história de sua aproximação com estes grupos e organizações e os analisa criticamente para fazer uma reflexão geral sobre o que estas entidades o ensinaram e o que podem ensinar umas às outras.