Linhas de pesquisa

Artes, gêneros e sexualidades

A linha congrega trabalhos que analisam as relações entre as artes, em suas variadas linguagens, e as dissidências sexuais e de gênero.

Coordenação atual:

Leandro Colling: leandro.colling@gmail.com

Djalma Thürler: djalmathurler@uol.com.br

 

Estudos trans, travestis e intersexo

A linha se dedica a entender e analisar os processos socioculturais vivenciados por pessoas trans, travestis, intersexo, incluindo identidades/expressões de gênero não binárias e não ocidentais. O objetivo é de acolher pessoas trans, travestis, intersexo e suas demandas, bem como as de pessoas pesquisadoras ligadas a essas temáticas, potencializando atividades e pesquisas críticas voltadas para a dissolução dos equívocos e normatividades gerados na sociedade sobre as identidades trans, travestis, intersexo. Dedicamos atenção aos estudos ligados ao campo da saúde, de direitos humanos, sexualidade e religiosidade dessas pessoas, entre outras temáticas e campos de saber.

Coordenação: Claudenilson Dias – diasghp@gmail.com
Vice-coordenação: Viviane Vergueiro –  msvivianev@gmail.com

 

Gêneros e sexualidades na educação

A linha tem o objetivo de desenvolver pesquisas e atividades de extensão sobre as relações entre a diversidade sexual e de gênero e o campo da educação.

Coordenação atual:

Izaura Cruz: izaura.cruz@gmail.com:

Denise Bastos Araújo: denise_baraujo@hotmail.com

Marilu Dantas: marilucarvalhodantas@gmail.com

 

Lesbianidades, interseccionalidades e feminismos

A linha tem o compromisso ético, político e intelectual de estudar e desenvolver pesquisas acadêmicas e trabalhos de extensão através do entrelaçamento teórico entre as dissidências sexuais, com enfoque às lesbianidades, e os estudos das racialidades, a partir de diferentes vertentes político-teóricas dos pensamentos lésbico, negro, decolonial, indígena e feminista e suas intersecções, a fim de conhecer as variadas abordagens geopolíticas e identitárias que atravessam as temáticas.
A linha, em 2019, se reunirá toda primeira segunda-feira de cada mês, às 15h, na sala 307, PAF 5, para estudos e desenvolvimento de suas atividades.
Atuais coordenadoras:
Luana Souza: luanafesouza@gmail.com
Léa Santana: leasantana@gmail.com
Thais Faria: thafariacastro@gmail.com

 

Processos de subjetivação, raça, gêneros e sexualidades

A linha de pesquisa em processos de subjetivação, raça, gêneros e sexualidades acolhe reflexões sobre os processos de subjetivação da contemporaneidade capazes de forjar identificações raciais, sexuais e de gênero, problematizando essas dimensões a partir da chave de leitura sobre as biopolíticas e governamentalidades exercidas na era neoliberal. Interessa-nos também reflexões sobre possibilidades de fuga e imaginação no contexto marcado por colonizações e extrativismos políticos, afetivos, sexuais… Buscamos adensar, sobretudo, os debates acerca das necropolíticas e genocídios (Mbembe, 2018; Nascimento, 2018), das políticas de identidade e diferença (Hall, 2013; Ribeiro, 2018), dos processos de subjetivação (Rose, 2013; Butler, 2010) e das epistemologias anti-coloniais e anti-racistas (Fanon, 2008, 2018; Munanga, 2009, Sodré, 2018).

Coordenação atual:

Júlio César Sanches: sanches.julius@gmail.com

Matheus Araujo Santos: matheus2099@gmail.com