Revista Periódicus

A revista Periódicus é uma publicação semestral do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS), da Universidade Federal da Bahia, que tem o objetivo de publicar textos que dialoguem com estudos sobre gêneros e sexualidades a partir de perspectivas dissidentes e/ou indisciplinadas, especialmente estudos feministas, queer, transfeministas, anti-racistas e anti-coloniais. No entanto, os textos não precisam dialogar exclusivamente com essas reflexões conceituais.

A Periódicus está interessada em textos que problematizem normatizações, normalizações e naturalizações sobre gênero e sexualidade, em especial trabalhos que discutam a heteronormatividade e a cisnormatividade, a heterossexualidade e a cisgeneridade compulsórias, além de análises críticas aos binarismos de gênero e sexualidade. São priorizados trabalhos que evidenciem e problematizem “regimes de verdade” sobre gêneros e sexualidades, especialmente aqueles em uma perspectiva interseccional.

Na primeira vez em que a Capes avaliou a revista, a publicação recebeu os conceitos B2 nas áreas Interdisciplinar, Educação e Ensino e B3 em Sociologia, Psicologia e Artes. A revista é editada pelos pesquisadores Leandro Colling, Helder Thiago Maia e Matheus Araújo dos Santos, integrantes do NuCuS.

A revista é publicada apenas em versão online e pode ser acessada no https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/index